Me conheça melhor

Muitos de vocês que estão lendo esse texto talvez já me conheçam da atuação parlamentar, das ruas de Juiz de Fora ou pelas visitas às cidades de Minas que represento. Mas também acredito que muitos não me conhecem ou têm poucas informações sobre quem é Júlio Delgado. Então, vou me apresentar aqui, e prometo ser bem rápido.

Júlio Delgado Biografia

Nasci em Juiz de Fora, Minas Gerais, em 1966. Sou filho do Tarcísio Delgado (prefeito de Juiz de Fora por três mandatos e deputado federal constituinte) e da Dona Isa. Casado com a Luciana, sou pai do Vinícius e do Mateus.

Sou formado em direito pela Universidade Federal de Juiz e Fora, pós-graduado em Processo Legislativo pela Universidade de Brasília (UNB) e especializado em Administração de Fundos de Pensão pela Organização dos Estados Americanos (OEA em Santiago/Chile).

Deputado Júlio Delgado

Comecei na política coordenando as campanhas do meu, Tarcísio, e apontado por seu grupo político na época, disputei minha primeira eleição para a Câmara Federal em 1994, fato que se repetiu em 1998, quando conquistei a suplência e, posteriormente, vindo a assumir meu primeiro mandato em 1999.

Ao longo da minha vida pública, tenho atuado em pautas que defendem os interesses de Minas e do Brasil. Participe, entre outras, das Comissões Legislativas de Constituição e Justiça, Trabalho, Relações Exteriores e Defesa Nacional, além de ter sido vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e representado o Congresso Nacional em missões internacionais ligadas à preservação do meio ambiente, trabalho, processo legislativo e implantação do Parlatino (Parlamento Latino-Americano).

Júlio Delgado e o Meio Ambiente

A defesa do meio ambiente e de políticas públicas sustentáveis é uma das minhas principais bandeiras de atuação parlamentar.

Após o rompimento da barragem B1, do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho (janeiro/2019), me coloquei à frente de iniciativas importantes para defesa das vítimas do acidente e de moradores de regiões próximas às áreas de mineração.

Com relação ao acidente de Brumadinho, fui relator de uma comissão externa, para acompanhar as investigações em curso pelas autoridades. Fui, também, presidente de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o propósito de apontar os responsáveis pelo caso que ficou conhecido nacionalmente como o Crime de Brumadinho.

Em Juiz de Fora, estive à frente do projeto de criação do Jardim Botânico da cidade.

Júlio Delgado e o Combate à Corrupção

Na defesa da ética política e no combate à corrupção, fui presidente da CPI que culminou na cassação do mandato do então deputado federal José Dirceu (PT). Ex-ministro do governo Lula, Dirceu foi acusado de corrupção, no caso que ficou conhecido como o maior processo de cassação já realizado pela política nacional, em 2005.

Nove anos depois, em 2014, fui relator do processo que decidiu pela cassação do mandato do então deputado federal André Vargas (PT), igualmente acusado de corrupção.

Tenho orgulho de, ao longo desse período, ser apontado como um dos políticos mais influentes do Congresso (ANO), melhor deputado federal de Minas Gerais (2007 e 2009).

E sigo trabalhando firme em defesa de Juiz de Fora, das cidades que represento na Zona da Mata mineira, Sul e Norte de Minas e dos interesses de Minas Gerais e do Brasil.

Entre em contato comigo!