O paraíso de Minas: conheça Capitólio

 

Um dos destinos mais procurados atualmente, sem dúvidas, é Capitólio. O paraíso nada perdido em Minas Gerais, banhado pelo Lago de Furnas, conta com enormes lagos com água verde-esmeralda, com 1.440km² (quatro vezes maior do que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro). A cidade está localizada no sudoeste de Minas, a 280km da capital, Belo Horizonte.

O local possui lindas cachoeiras e cânions de mais de 20 metros de altura. Para conhecer os principais lugares, são indicados passeios de barcos, lanchas, chalana ou escuna, que fazem paradas para apreciar a beleza e realizar mergulhos. O local é conhecido como “Mar de Minas”, mas, além das cachoeiras, Capitólio tem uma natureza exuberante, com trilhas e mirantes.

Conheça alguns pontos da cidade de tirar o fôlego:

 

Lago de Furnas

É o famoso Mar de Minas, que possui a maior extensão de água de Minas Gerais. O lago é um dos mais limpos do mundo e conta com cânions e cachoeiras. O ideal para esse passeio é escolher uma lancha para conhecer os principais pontos, já que o lago é enorme.

 

 

Paraíso Perdido

Como o nome sugere, o local é um paraíso. Cheio de cachoeiras que encantam cada vez mais à medida que vão sendo exploradas pelos turistas. São 18 piscinas naturais e oito quedas de água.

 

 

Lagoa Azul

Apesar de ser mais dourado que azul, o lago é um dos destinos muito procurados. A água é cristalina e brilhante e conta com belas cachoeiras.

 

 

 

Cachoeira Cascatinha

Possui águas de tom laranja e é cristalina. O poço é tranquilo e tem entrada em frente ao acesso para o mirante. Como no Paraíso Perdido, é possível subir para ver as quedas das cachoeiras de cima.

 

Além desses pontos, Capitólio conta com outras belezas. Programe-se para tentar conhecer a maioria. Alguns lugares são pagos, outros têm entrada gratuita. O clima da cidade é ameno, e a melhor época para visitar é no período quente. Durante as chuvas, o lago fica mais cheio e algumas cachoeiras, interditadas.