Live discute Covid-19 com especialista

O deputado federal Júlio Delgado (PSB/MG) promoveu na noite de quinta-feira (07.05) a segunda edição do “Papo de 5ª”, série de transmissões ao vivo (as chamadas “lives”) através do seu canal no Instagram (@depjuliodelgado). O encontro virtual com eleitores contou com a participação do professor e médico Daniel Moutinho, do United Health Group, especialista em Políticas e Gestão de Serviços em Saúde, e ex-secretário de Saúde de Florianópolis (SC).

Na live, o especialista esclareceu dúvidas dos participantes sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e deu perspectivas sobre o número de casos no País. Um ponto destacado por ele foi o elevado índice de subnotificação da doença no país. A perspectiva, na sua avaliação, é que haja mais de dez vezes mais casos do que o oficialmente registrado, o que levaria o Brasil à marca de um milhão de infectados. Por outro lado, o médico destacou que, caso esta situação pudesse ser confirmada, reduziria de forma drástica a taxa de mortalidade atualmente existente, em torno de 7% para menos de 1% dos contaminados.

Câmara Federal

As principais votações que entraram em pauta no Congresso ao longo da semana foram informadas e comentadas pelo deputado. Segundo Delgado, os destaques da semana foram o Orçamento de Guerra – que cria um regime especial e sem burocracia para a realização de gastos para enfrentar a pandemia – e o socorro emergencial a Estados e Municípios – que vai destinar quase R$ 3 bilhões para Minas Gerais -, que o parlamentar considerou duas vitórias da sociedade brasileira.

Entretanto, na avaliação do deputado, é necessário criar outras fontes de receita para o combate à Covid-19, sem que prejuízos ao cidadão mais carente. Uma dessas fontes poderia vir da taxação de grandes fortunas, aumentando a parcela de contribuição dos bilionários brasileiros. Ele ainda citou outro projeto, com emenda de sua autoria, para destinar exclusivamente R$ 4,2 bilhões do seguro DPVAT para as ações de prevenção e tratamento do novo coronavírus.

Papo de 5ª

O Papo de 5ª volta no próximo dia 14 de maio, às 19h (horário previsto devido à realização das sessões virtuais da Câmara). A transmissão acontece no canal do deputado Júlio Delgado no Instagram. A iniciativa é uma forma de aproximar cada vez mais o mandato da população, ouví-la, e também informar com transparência as ações e trabalhos desenvolvidos no Congresso, durante o período de isolamento social.