Júlio Delgado inclui ampliação do HU da UFJF na LDO 2021

Como de costume, o deputado federal Júlio Delgado (PSB/MG) garantiu a alocação de recursos para setores essenciais por meio de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, aprovada na última quarta-feira (16). Dessa vez os valores irão para o Hospital Universitário da Federal de Juiz de Fora – UFJF.

A emenda 36820001 está inserida no Programa de Atenção Primária à Saúde e prevê o empenho de recursos para obras de ampliação da unidade, com objetivo de garantir melhor atendimento à população da Zona da Mata de Minas Gerais. Para Delgado, em tempos de pandemia as atividades poderão ajudar a diminuir os impactos no SUS, provocados pela pandemia da Covid-19. “Com a oferta de mais leitos para atendimentos de média e alta complexidade, poderemos oferecer a todos mais qualidade em serviços públicos de saúde”, destacou.

Na justificativa da proposta, o deputado também lembrou que o Hospital está ligado à Universidade e tem o objetivo de garantir formação com qualidade de médicos e outros profissionais de saúde.

Áreas de riscos e desastres

Além de mais este investimento, Júlio atuou para incluir na LDO uma emenda de texto, dessa vez para desburocratizar a disponibilização de verbas para ações de prevenção e gerenciamento de riscos e desastres, caso ocorram. Nesse caso, a União reduziria os trâmites burocráticos para a liberação de valores voltados à estas finalidades, além de poder oferecer respostas mais rápidas em casos adversos. Como exemplo, o parlamentar citou o rompimentos de barragens ou enchentes e escorregamentos de encostas, eventos ainda comuns em várias regiões de Minas, como na Zona da Mata.