Júlio Delgado é agraciado com Medalha do Mérito do MPMG

O Deputado Federal Júlio Delgado (PSB/MG) recebeu na noite de quarta-feira (11) a Medalha do Mérito do Ministério Público – Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos. A honraria foi entregue a 30 homenageados, entre civis e autoridades que, de alguma forma, contribuíram para mitigar os impactos do desastre de Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro.

Nesta data, a barragem B1, do Córrego do Feijão, de propriedade da mineradora Vale, se rompeu causando um rastro de destruição e lama pela cidade e entorno. De acordo com a última contagem realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de MG, 249 pessoas morreram a tragédia, e outras 21 permanecem desaparecidas.

Júlio Delgado se transformou em voz ativa na apuração desse caso, tanto por integrar a Comissão Externa de Brumadinho como também por se tornar presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que leva o mesmo nome. Ainda em fevereiro, quando ainda estavam em recesso, o deputado mineiro mobilizou os pares para a criação de um colegiado que se dedicasse a construir propostas que melhor protegessem a população dos danos causados pela mineração irresponsável.

Ele e o grupo de parlamentares membros da Comissão acompanharam as buscas e as ações de salvamento das vítimas no município; ouviram especialistas e técnicos da atividade minerária para levantar informações e assim poder elaborar um novo marco regulatório para a atividade minerária no Brasil.

Na sequência, iniciou as atividades da CPI, dessa vez com a intenção de apurar as causas e responsáveis pelo rompimento da B1, em Córrego do Feijão. A CPI se encontra em fase final de investigação e produção do relatório conclusivo. O documento será encaminhado ao Ministério Público Federal com os apontamentos, que deverá apresentar denúncia ao Judiciário.

(Foto: Eric Bezerra/MPMG (Flickr)

Cerimônia

Além de Júlio Delgado, receberam a Medalha do Mérito o delegado-geral da Polícia Civil de MG, Wagner Pinto de Souza; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Giovanne Gomes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edgard Estevo da Silva, e o senador por Minas, Carlos Alberto Dias Viana.

Em agradecimento, o procurador-geral de Justiça no Estado, Antônio Sérgio Tonet, afirmou que a entrega da medalha em 2019 teve significado especial por possibilitar homenagear pessoas e entidades que se uniram em diferentes frentes pró- população de Brumadinho.