Jardim Botânico de Juiz de Fora: Júlio Delgado faz parte desta história!

A inauguração do Jardim Botânico de Juiz de Fora, no próximo dia 12 de abril, encerra um ciclo de luta política em favor do meio ambiente e a defesa da biodiversidade. Instalado no Sítio Malícia, dentro da Mata do Krambeck (Zona Norte da cidade), o novo espaço público abrirá as portas prometendo ser um dos principais pontos turísticos do município.

Júlio Delgado faz parte da história da criação do Jardim Botânico, sendo um dos principais responsáveis pela concretização do projeto. Em 2009 o deputado federal enfrentou o interesse de construtores que queriam erguer um condomínio de luxo na área do Sítio Malícia e garantiu a compra do espaço e a cessão dos direitos para a Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. A instituição, em contrapartida, se comprometeu a implementar o parque.

Bem articulado e respeitado pelos pares da Câmara Federal, Júlio convenceu os colegas a aplicarem parte da verba parlamentar na compra do Sítio, inclusive representantes de outros estados. No total, R$ 5,3 milhões em emendas foram destinados e, deste valor, R$ 3,5 milhões vieram do gabinete do deputado.

Com 82 hectares de área verde preservada – o que equivale a cerca de 90 campos de futebol, o Jardim Botânico será um espaço totalmente novo e desconhecido pelos juiz-foranos. Eles agora poderão desfrutar de um novo centro de lazer, onde poderão aprender mais sobre a fauna e a flora presentes na Zona da Mata de Minas Gerais, além da importância de respeitar e preservar a natureza.

Foto: UFJF/Alexandre Dornelas

“Tenho certeza de que, ao inaugurar o Jardim Botânico de Juiz de Fora, o Meio Ambiente respira um pouco mais aliviado diante das tantas agressões e desmandos que tem sofrido. E a Zona da Mata mineira ganha, sobretudo, um exemplo para o resto do país em termos de boas ações de preservação”, pontuou o parlamentar.

Para o diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, a iniciativa do deputado Júlio Delgado, sempre preocupado com as questões relacionadas à defesa do Meio Ambiente, é exemplar:

“Mostra que Júlio Delgado se preocupa não só com as atuais como também com as futuras gerações. É um momento importante e a sociedade precisa comemorar, porque é um ganho para todos nós”

Mário Mantovani, , diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica

Ainda conforme Mario, ao trazer um Jardim Botânico para um centro urbano, a população é beneficiada diretamente.

Quem também comemora a inauguração do espaço é o presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, João Toledo Neves. Ele reforça que a interferência política de Júlio fez a diferença para que a iniciativa tivesse o sucesso já obtido.

“O nosso país, que é o país da diversidade biológica, tem apenas 24 jardins reconhecidos pelo Ministério do Meio Ambiente. A existência, criação e implantação de um Jardim Botânico da UFJF é um marco importante para a conservação e para o reconhecimento do valor multicultural das plantas deste país.”

Jardim Botânico de Juiz de Fora

Abertura para o público a partir do dia 12 de abril, às 13h

Rua Coronel Almeida Novais s/n, Bairro Santa Terezinha – Juiz de Fora – MG

Telefone: (32) 3224-6725