Dia das Mães: conheça a atuação do deputado pelos direitos de mães e lactantes

O Dia das Mães é comemorado em todo o país sempre no segundo domingo de maio. Além de homenagear todas as mulheres que possuem filhos, a data também nos faz refletir sobre os direitos que elas possuem em nossa sociedade. É importante ressaltar que o histórico das mulheres no mercado de trabalho sempre nos mostrou uma forte desigualdade, tanto salarial quanto de oportunidades. Por isso o deputado Júlio Delgado trabalha na defesa do cumprimento dos direitos das mães trabalhadoras do nosso país. Confira abaixo algumas das causas que o deputado apoia:

Direitos de gestantes e mães apoiados pelo deputado

O deputado acredita que todas as gestantes devem ter direito a realizar o exame de ultrassom durante o segundo trimestre da gravidez de forma gratuita, por meio do SUS. Por isso, solicitou ao Ministério da Saúde a regulamentação dessa prática a favor das gestantes. O exame de ultrassom é de extrema importância para a saúde do bebê e da mãe, principalmente para avaliar as diversas estruturas do feto.

Além do apoio durante a gestação, as mães também precisam ser amparadas após o nascimento do bebê. Por isso, o deputado Júlio Delgado, por meio de uma emenda, apoia a redução da jornada de trabalho das mães lactantes, pois amamentar o bebê até os seis meses de idade é de suma importância para a saúde da mãe e da criança. Com jornadas de 44 horas semanais ou mais, fica um pouco difícil para as mulheres conseguirem amamentar seus bebês depois que o período da licença maternidade acaba. Ao reduzir a jornada de trabalho das mães para que elas possam amamentar seus filhos, estamos contribuindo para a saúde do futuro da nossa nação.

Quem também apoia essas iniciativas é a própria mãe do deputado, a Sra. Isa Delgado, que conta sobre o forte interesse de Júlio pela política logo quando criança. “Quando Júlio começou a desenhar, ainda bem pequeno, o que ele mais gostava de fazer eram siglas de partidos políticos. Ele adorava”, sorri com orgulho a mãe coruja. Confira a entrevista completa clicando aqui.

É importante parar e refletir sobre como os direitos de gestantes e mães estão sendo tratados pelo Governo. Essas são apenas algumas das iniciativas que o deputado Júlio Delgado apoia e defende, mas existem diversas outras ações com o intuito de proteger o direito das mães de todo o Brasil. O importante é não parar de lutar e sempre cobrar a representatividade de nossos parlamentares. Continue acompanhando o trabalho do deputado no site e nas redes sociais.