CPI promove audiência pública em Brumadinho

O deputado federal Júlio Delgado (PSB/MG), presidente da CPI de Brumadinho da Câmara Federal, convida a todos para a Audiência Pública marcada para a próxima segunda-feira (13/05), às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Brumadinho.

A audiência, proposta pelos membros da Comissão, terá o objetivo de ouvir representantes das vítimas do rompimento da barragem da Mina de Córrego do Feijão, que pertence à Vale, ocorrido dia 25 de janeiro deste ano. Ela foi instalada na última semana e iniciou os trabalhos na última terça-feira (07/05).

Também estão previstos outros encontros, vistorias, convocações e diligências durante os 120 dias previstos de duração da Comissão. Os depoimentos serão incluídos nos relatórios de atividades do colegiado e irão ajudar a nortear as investigações sobre as causas e possíveis responsáveis pela tragédia.

Além dos parlamentares, foram convidados para o encontro o Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública, todos de Minas Gerais.

Estarão presentes também os líderes de entidades organizadas para representar os atingidos pela lama da barragem, além de grupos de municípios como do Parque Cachoeira, Córrego do Feijão, Pires, Tejuco, São Joaquiim de Bicas, Colônia Santa Izabel e Mário Campos.

Foram convidados, ainda, representantes de familiares e funcionários da Vale e membros de grupos como “Eu luto, Brumadinho Vive”, “Movimento Águas e Serras de Casa Branca”, “Movimento Somos Comunidades Quilombolas de Brumadinho”, Acampamento Pátria Livre, “Retomada Indígena Naô Xohã”, “Movimento de Atingidos por Barragens” e Movimento Atingidos pela Mineração”.

 

Audiência Pública – CPI de Brumadinho

Quando: 13/05
Local: Câmara Municipal de Brumadinho Praça da Paz Carmem Oliveira, s/nº- Bairro São Conrado – Brumadinho – MG