Cortinas do Cinearte Palace se fecham

Frente do cinema

O Cinearte Palace, inaugurado em 1948, fechou as portas nessa quarta-feira, 14 de junho. O último cinema de rua de Juiz de Fora também já foi Rádio Industrial e Companhia Central de Diversões. O local histórico, não somente para a nossa querida cidade, mas para o cinema nacional, foi leiloado e arrematado por R$ 6,7 milhões de reais, no dia 25 de abril de 2016, em um leilão online. O novo proprietário decidiu que o cinema não irá mais existir e dará espaço a novas instalações.

Diversos filmes e eventos já foram exibidos no local, incluindo os da Prefeitura, e, também, de outras iniciativas, como o Festival de Cinema Francês e o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.

Onde hoje existe o cinema havia um casarão colonial, no qual funcionava um alto comércio de tecidos chamado “Casa Cirino”, que fora destruído por um incêndio. A nova proprietária do local era a Exibidora Brasil América Ltda, que inaugurou o Cine Palace em 19 de novembro de 1948 com o filme “Quando os Deuses Amam”.

Cena do filme “Quando os Deuses de Amam”

O cinema mostrou a sua última sessão do dia 14 de junho, marcada pelos sentimentos de perda, mas também de força para que o Cinearte continue atuando. Diversos movimentos, como o “Reage Palace” e o “Movimento Salve Cine Palace” estão sendo organizados, além de um abaixo assinado pedindo a não-extinção do local.