Aventure-se em São João Del Rei, a Cidade dos Sinos

Uma das cidades mais charmosas e históricas de Minas Gerais, São João Del Rei se destaca não só pelas belíssimas construções antigas, mas também por suas tradições seculares. Juntamente com Tiradentes, a cidade compõe um dos polos turísticos mais famosos do estado.

Sua criação data do ano de 1704, quando exploradores partiram para a região em busca da exploração ouro no morro das Mercês. Na época, o povoado recebeu o nome de Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar, vindo a se chamar Vila de São João Del Rei somente em 1713.

A cidade, que faz parte do roteiro turístico da Estrada Real, possui um conjunto arquitetônico de mais de 700 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, em 1938.

Com um belíssimo conjunto de arte sacra, espalhada nas 35 igrejas existentes na cidade, São João de Rei também é conhecida como a Cidade dos Sinos, devido ao grande número existente desses objetos.

Chegando a São João Del Rei

São João Del Rei fica a 220 km da capital mineira, Belo Horizonte. Para chegar ao seu destino, partindo de BH, siga a BR040 até a cidade de Congonhas. No primeiro trevo após a cidade, vire à direita, sentido São Brás do Suaçuí. Caso prefira outro caminho, siga pela BR 040 até Barbacena e, de lá, pegue a estrada até a BR265.

Capital brasileira da Cultura

Desde o ano de 2007, São João Del Rei carrega o título de Capital Brasileira da Cultura, reconhecimento da importância da cidade para as artes, ciência e educação do país.  A nomeação proporcionou à cidade sediar diversos eventos culturais, que movimentaram ainda mais a rotina artística da cidade.

Principais pontos turísticos

Se você está planejando uma viagem pela zona das Vertentes de Minas Gerais, não pode deixar de apreciar as belezas culturais e arquitetônicas de São João Del Rei. Confira algumas dicas para desbravar a cidade da melhor forma possível.

Igreja de São Francisco de Assis: Um dos principais pontos turísticos da cidade, a Igreja de São Francisco de Assis foi construída em 1749 e sua fachada foi elaborada pelo Mestre Antônio Francisco Lisboa, o famoso Aleijadinho. Ponto certo nos seu caminho pelas ruas de pedra da cidade.

 

 

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar: Uma construção no estilo barroca abriga a Catedral basílica de Nossa Senhora do Pilar, que possui seu interior ricamente adornado com talhas douradas. A pintura de sua nave, representada pelos quatro evangelistas e doutores da Igreja Latina, é a maior superfície pintada do barroco mineiro. Um local com as mais belas artes sacra que deve estar incluído no seu roteiro de São João Del Rei.

 

 

Museu Ferroviário: O Museu Ferroviário da cidade, inaugurado em 1981, abriga em seu acervo objetos antigos do local, como relógios, telefones, sinos, registradoras e muito mais. O Museu está localizado na Estação Ferroviária da Estrada de Ferro Oeste-Minas, local da onde também partem os passeios realizados com a Maria Fumaça para a cidade de Tiradentes. Programa certo para quem deseja conhecer mais da região.

 

 

Centro Histórico de São João Del Rei: O centro histórico da cidade é um monumento à parte. Com construções seculares, casarões históricos, barzinhos e lojinhas que vendem artesanato local, o centro é essencial para seu roteiro turístico por São João Del Rei.

 

 

Memorial Tancredo Neves: Ilustre personagem da cidade, o Memorial que dá nome a casa onde morou o primeiro presidente do Brasil do período pós-ditadura militar, é uma das principais atrações de São João Del Rei. No local, os visitantes podem ver fotos, documentos, quatros e o busto de Tancredo Neves.